Notícias

 



Notícias relacionadas a Cidade de Itajaí ou região.



Voltar a página das notícias!

Descrição da Notícia

Itajaí Sailing Team disputa Semana de Vela de Ilhabela
Equipe vai novamente em busca do título da IRC na maior competição de vela oceânica da América Latina

A equipe do Itajaí Sailing Team – barco embaixador do potencial turístico e náutico da cidade nas águas - está pronta para içar as velas do veleiro que leva o mesmo nome do time, de 7 a 15 de julho, para participar da 44ª Semana de Vela de Ilhabela - maior competição de vela oceânica da América Latina, no litoral paulista. O primeiro e principal desafio da equipe já será no domingo (9), quando a equipe itajaiense tentará repetir o excelente desempenho de 2016 na Regata Alcatrazes por Boroeste Marinha do Brasil – a mais longo do evento de vela - quando venceu a competição na categoria IRC.

A exemplo dos anos anteriores, na segunda-feira (10) a equipe fará uma ação social em escolas da rede pública municipal. A Semana de Vela de Ilhabela proporciona uma infinidade de desafios com diferentes tipos de percurso, condições de vento e correntes, dando chance para os amadores medirem esforços com profissionais e olímpicos. Na edição passada, 136 barcos de 13 classes diferentes estiveram presentes, entre eles equipes do Uruguai, Argentina e Chile.

De acordo com Gastão Furlin, coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, a expectativa é chegar ao final da semana entre os melhores do Brasil. “Nossa tripulação tem como objetivo conseguir os melhores resultados possíveis na competição”, pontua Gastão.

Os itajaienses vão disputar a competição a bordo de um veleiro Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. A categoria ICR permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado e área de vela. O corretor de tempo resultante, o chamado "TCC", é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada veleiro é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido.

A Semana de Vela de Ilhabela será também uma oportunidade para o barco que leva o nome da cidade divulgar e convidar velejadores e amantes da vela para visitar a Vila da Regada em Itajaí (SC), única parada da Volvo Ocean Race no Brasil, em abril de 2018. Na edição 2017-18, que começa em outubro, 12 cidades-sede pelo mundo fazem parte do evento.