Notícias

 



Notícias relacionadas a Cidade de Itajaí ou região.



Voltar a página das notícias!

Descrição da Notícia

8ª Conferência Municipal vai discutir a saúde que Itajaí tem e a saúde que Itajaí quer
População e profissionais vão poder apresentar propostas de melhoria para o município

Importante espaço de reivindicações e proposição social, a 8ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde ocorrem nesta sexta (28) e sábado (29), no Centreventos de Itajaí. O evento vai debater com a população, profissionais de saúde, prestadores de serviço e gestores “A saúde que Itajaí tem e a saúde que Itajaí quer”. A abertura oficial está marcada para as 18h desta sexta-feira.

Promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde (Comusa) em parceria com a Secretaria de Saúde de Itajaí, as conferencias de Saúde e de Vigilância em Saúde são abertas a comunidade, que poderá sugerir e votar nas propostas elaboradas durante o evento. Neste ano, oito importantes eixos temáticos serão debatidos pela população: I - Controle Social e Participação Popular; II - Atenção Básica; III – Atenção Especializada; IV - Atenção Psicossocial; V – Saúde Bucal; VI - Vigilância em Saúde; VII - Gestão e Investimentos; e VIII - Atenção Hospitalar.

O objetivo do evento é avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município e propor a melhoria nas condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral, bem como apresentar propostas para o Plano Municipal de Saúde 2018-2021 e fortalecer a participação e o controle social no SUS. Os participantes do evento ainda poderão ser eleitos um dos 12 delegados que irão representar o município na 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde.

Ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde abre evento

Na abertura do evento, nesta sexta-feira, haverá participação da ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza. Natural do Recife (PE) e moradora de Brasília (DF) desde 1999, a conferencista é graduada em Filosofia, mestre em Política Social e doutoranda em Educação em Ciências e Saúde. Além de ter presidido o CNS de 2013 a 2015, participou, organizou e coordenou diversas conferências nacionais de saúde. Atualmente é docente-pesquisadora da Fiocruz de Brasília, atuando na Escola Fiocruz de Governo e no Programa Saúde, Trabalho e Ambiente.

Em Itajaí, Maria do Socorro vai propor um painel de debate para introduzir as discussões sobre os eixos temáticos da conferência. No sábado, os grupos de trabalho serão montados para dar início a elaboração e aprovação de propostas. O credenciamento para participar do evento pode ser feito no local, das 18h às 21h na sexta-feira e até as 10h de sábado.

Confira a programação completa:

Dia 28/07
18h – Recepção e inscrições
19h – Abertura oficial
20h – Início do painel de debate
21h – Encerramento

Dia 29/07
8h30 – Recepção e inscrições
9h – Início dos trabalhos da conferência
11h30 – Intervalo para almoço
13h – Início dos trabalhos da conferência
16h – Plenária final
18h – Previsão de encerramento