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Itajaí tem nova empresa de transporte público coletivo
Transpiedade Tranportes Coletivos assumiu o serviço em caráter emergencial nesta terça-feira (01)

Um novo cenário do transporte público começa a surgir em Itajaí. A partir deste primeiro dia de agosto (01/08), a Empresa de Transportes Coletivo Itajaí LTDA não é mais concessionária do serviço no município. Um contrato emergencial foi assinado com a empresa Transpiedade Transportes Coletivos. Ela assumirá as atividades até a conclusão do processo licitatório para contratação da nova e definitiva concessionária. A empresa iniciou hoje (01) as atividades e praticará o mesmo valor tarifário já existente.

“Vamos oferecer à população de Itajaí o transporte público que ela merece. Um sistema inédito, eficiente e moderno será desenvolvido e deve ser concluído no próximo ano. Agora, demos o primeiro passo. Assinamos um contrato emergencial e estamos confiantes que esta nova empresa atenderá aos anseios da comunidade”, assegura o prefeito Volnei Morastoni.

A Transpiedade é uma empresa de Campo Largo (PR). Os trabalhos iniciarão com 18 veículos, sendo todos com 100% de acessibilidade. Ao todo, 35 ônibus virão para Itajaí para cumprir o contrato emergencial, sendo dez deles zero quilômetro.

Os veículos também estão adaptados às novas tecnologias: todos contam com monitoramento por GPS, sendo possível acompanhar a rota dos veículos, e 85% oferecem sistema wi-fi gratuitamente aos usuários. Outro diferencial é o reconhecimento facial para usuários cadastrados.

De acordo com o prefeito, a mudança de empresa prevê uma renovação de todo o sistema de transporte, uma vez que o atual modelo se mostra insustentável e pouco atrativo ao usuário. A primeira medida foi reestruturar as linhas e rotas. Toda a cidade será atendida com 18 destinos em quase 200 horários.

No período de 1º a 20 de agosto, até que a frota completa da Transpiedade esteja na cidade, o sistema poderá contar com o suporte dos veículos do plano emergencial, realizado em maio e julho deste ano. Será necessária autorização junto ao município para se cumprir uma rota específica.

“Ninguém ficará desassistido e não vamos medir esforços para que essa transição seja um sucesso. É um momento de celebração para todos que por muito tempo aguardaram um novo serviço de transporte em Itajaí”, avalia Volnei.

O Município de Itajaí esclarece que, para garantir a segurança jurídica e operacional da transição, as negociações foram mantidas em sigilo até o momento.

Para assegurar que nenhum usuário seja prejudicado, excepcionalmente neste primeiro dia de operação todas as formas de pagamento até então aceitas pela ex-concessionária também serão aceitas pela Transpiedade. Basta ter em mãos o Cartão SIM.

Embarque
Os primeiros ônibus da Transpiedade saíram às 4h desta terça-feira (01) para cumprir as linhas quem começam já na madrugada. Os veículos são amarelos e a partir de amanhã (02) o pagamento da viagem deve ser feito em dinheiro ao motorista na hora do embarque.

Por conta da mudança de sistemas de bilhetagem eletrônica entre as empresas, o Município de Itajaí notificou a ex-concessionária para que, no prazo de 24 horas, apresente relatório individualizado dos créditos existentes nos cartões eletrônicos. A administração municipal busca garantir o ressarcimento dos créditos não utilizados até 31 de julho de 2017.

De 02 a 14 de agosto, os pagamentos deverão ser efetuados em dinheiro pelos mesmos valores já praticados: R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes. Este período é necessário para que a empresa possa disponibilizar a venda de passes ou a bilhetagem eletrônica – o que poderá ocorrer num prazo menor do que previsto. O valor antecipado também será mantido: R$ 3,63.

O contrato emergencial garante a isenção do pagamento de passagem àqueles que se enquadram no atendimento prioritário (idosos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo e pessoas portadoras de deficiência física).

Encerramento do contrato
Descumprimento de linhas e horários, frota antiga e perda das condições econômicas - que levou os funcionários a paralisarem as atividades por duas vezes este ano -, estão entre os motivos que respaldam o encerramento do contrato. A Empresa de Transportes Coletivo Itajaí esteve à frente dos serviços no município por 53 anos.

“Tomamos uma decisão corajosa após inúmeras reuniões e negociações. Temos o respaldo jurídico, mas assegurar o atendimento à população foi nosso grande desafio. Continuaremos trabalhando incansavelmente para que Itajaí se torne a cidade que todos sonhamos”, aponta o prefeito Volnei.

A extinção do contrato de concessão pelo descumprimento de obrigações legais ou contratuais pelo concessionário foi feita em comum acordo com a empresa.

Licitação
O processo licitatório será participativo. Audiências públicas para ouvir a comunidade, discussões com a Câmara de Vereadores e um estudo técnico de mobilidade urbana para diagnosticar o melhor modelo de transporte para Itajaí. Estes três pilares nortearão o andamento das atividades que visam garantir o acesso da população a um transporte público de excelência e com o melhor custo-benefício.

TABELA DE PREÇOS (Mantidos os preços praticados)
No embarque: R$ 4,00
Estudantes (compra de passe): R$ 2,00
Antecipado (em breve): R$ 3,63
Grupo prioritário: gratuito