Notícias

 



Notícias relacionadas a Cidade de Itajaí ou região.



Voltar a página das notícias!

Descrição da Notícia

Centro em Itajaí entra em pesquisa mundial e recruta pacientes com câncer para tratar dor


Você certamente já ouviu falar na morfina, o tradicional medicamento para fortes dores. Muitos pacientes de câncer utilizam a morfina ou seus derivados durante o tratamento e sofrem com os efeitos, como: vômitos, intestino trancado, sonolência e enjoos. Em alguns casos, tais efeitos são tão intensos, que o paciente não consegue tolerar.


Uma pesquisa mundial traz novidades para os casos de dor em pacientes com câncer. O estudo já está na terceira fase para comprovar a eficácia do medicamento, que pode substituir a morfina e amenizar a dor, sem os efeitos colaterais. O remédio é aplicado abaixo da pele, de dois em dois meses. Hoje, não há nada parecido na medicina e esse é o primeiro remédio que seria um anticorpo no tratamento da dor. No caso da morfina, para se ter uma ideia, o uso é diário para alívio da dor.


Para dar continuidade ao estudo, centros de tratamento de países como França, Espanha, Reino Unido, Chile, Japão, Austrália, Brasil, entre outros, estão recrutando 255 pacientes para utilizarem o medicamento de forma gratuita e com acompanhamento médico. No Brasil, são apenas 8 locais disponíveis: 6 em São Paulo, 1 no Rio Grande do Sul e 1 em Santa Catarina. No estado catarinense, o tratamento oferecido de graça com o novo medicamento pode ser feito no Centro de Novos Tratamentos Itajaí. "Todo paciente com diagnóstico de câncer, com metástase no osso (lesão óssea) e que esteja com dor, e já iniciou o tratamento com morfina e seus derivados, pode participar", explica o oncologista responsável pelo Centro, Giuliano Borges.


Em Santa Catarina, os pacientes podem fazer o contato com a equipe do Centro de Novos Tratamentos Itajaí, no telefone (47) 3348 5093 ou através do e-mail: poliana@oncologiasc.com.br.