Notícias

 



Notícias relacionadas a Cidade de Itajaí ou região.



Voltar a página das notícias!

Descrição da Notícia

Estudantes participam do projeto “Teatro na Escola”
A intenção é usar a encenação como instrumento de aprendizagem

Cerca de 50 alunos da Escola Básica Profª Edy Vieira W. Rothbarth, localizada no bairro Salseiros, participam do grupo de teatro Fazendo Arte, através do projeto “Teatro na Escola”, desenvolvido pela orientadora educacional e professora Maria Rita de Cássia Severino. O objetivo é usar a arte cênica como instrumento de aprendizagem. As aulas acontecem todas as quintas-feiras, nos contraturnos escolares dos alunos.

A professora explica que a metodologia aplicada, segue as técnicas de expressão corporal e jogos cênicos. “Todos interagem compartilhando opiniões, expondo ideias sobre personagens, figurinos e cenários. No início das aulas tem o momento de descontração, com dinâmicas, exercícios de concentração, imaginação, respiração e preparação e modulação de voz”.

Disse ainda Maria Rita, que é muito comum que alguns estudantes sintam vergonha em se expor diante de uma plateia. “Mas aos poucos vão ficando desinibidos, criando em cima do personagem e improvisando”. Outra questão levantada pela professora é a da baixa auto-estima, “que configura-se em um obstáculo que aos poucos os alunos vão vencendo, tornando-se mais seguros’, garantiu.

Os alunos do 6º ao 9º ano estão ensaiando a peça “As Princesas”, de autoria de Pedro Bandeira, e as crianças do 1º ao 5º ano “O Visconde de Sabugosa no mundo do faz de conta”, de autoria da professora Maria Rita de Cássia Severino.