Notícias

 



Notícias relacionadas a Cidade de Itajaí ou região.



Voltar a página das notícias!

Descrição da Notícia

Vestas vence primeira etapa da Volvo Ocean Race
Itajaí representa pela terceira vez o Brasil no maior evento de vela do mundo e a previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense em abril de 2018

O Vestas 11th Hour Racing (Dinamarca/EUA) foi o primeiro barco a cruzar a linha de chegada da primeira etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. Mesmo com a falta de vento na chegada ao Rio Tejo de Lisboa neste sábado (28) e a aproximação do Mafre, a equipe confirmou a vitória ao completar o percurso de 1.870 milhas náuticas em seis dias. Com mais de duas horas de vantagem para o espanhol Mafre, que cruzou em segundo lugar na capital portuguesa. O Dongfeng Race Team completou o pódio, superando nas últimas horas o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael.

"Nós temos um longo caminho a percorrer certamente, mas essa foi uma boa maneira de estrear. O navegador Simon Fisher fez um ótimo trabalho. Ele não cometeu nenhum erro. O resultado nos dá confiança", disse Charlie Enright.

A equipe comandada pelo norte-americano Charlie Enright soma agora oito pontos e lidera a classificação geral. Com o ponto de bonificação pela vitória - será concedido a todos os vencedores das pernas - o Vestas 11th Hour Racing abre dois pontos para o Mapfre. Charlie Enright foi o vencedor da última etapa da Volvo Ocean Race de 2014-15, comandando o Team Alvimedica na prova entre Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia).

A próxima etapa terá início em 5 de novembro. Os barcos saem de Lisboa rumo à Cidade do Cabo, na África do Sul, para 7 mil milhas náuticas de regata no Oceano Atlântico.

Estreia brasileira
A campeã olímpica Martine Grael fez sua estreia na Volvo Ocean Race a bordo do team AkzoNobel, quarto colocado. A atleta ajudou o barco holandês a obter o resultado improvável, já que a formação da tripulação da equipe foi oficialmente confirmada minutos antes da largada em Alicante.
O team AkzoNobel chegou a ameaçar o primeiro colocado nos primeiros dias e defendeu o pódio até a noite desta sexta-feira (27), quando o Dongfeng Race velejou mais rápido e terminou a primeira perna em terceiro.

Itajaí na Volvo Ocean Race
Itajaí representa pela terceira vez Santa Catarina e o Brasil na Volvo Ocean Race, o maior evento de vela do mundo. Só em 2015, 350 mil visitantes participaram do evento em Itajaí.
A Vila da Regata brasileira ficará aberta ao público de 05 a 22 de abril de 2018 e a previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense no dia 08 de abril.
No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 21, os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, será a partida das equipes de Itajaí rumo a New Port (EUA).

Percurso
Nesta edição os barcos partiram de Alicante na Espanha no último domingo (22). As paradas serão em Lisboa (Portugal), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Hong Kong, Guangzhou (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), New Port (Estados Unidos), Cardiff (País de Gales), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).