Notícias

 



Notícias relacionadas a Cidade de Itajaí ou região.



Voltar a página das notícias!

Descrição da Notícia

Volvo Ocean Race deixa Lisboa rumo à Cidade do Cabo
Itajaí representa pela terceira vez o Brasil no maior evento de vela do mundo e a previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense em abril de 2018

A Volvo Ocean Race 2017-2018 entrou numa nova fase neste domingo (5) com o início da segunda etapa que liga Lisboa, em Portugal, à Cidade do Cabo, na África do Sul. As sete equipes vão percorrer cerca de 13 mil quilômetros durante 20 dias de regata em um verdadeiro jogo de estratégia pelo Oceano Atlântico.

Confirmada na equipe AkzoNobel, a brasileira Martine Grael está animada para a disputa da segunda etapa do maior evento de vela do mundo. ''A expectativa para a perna para a África do Sul está bem boa. Agora vamos estar com a tripulação completa. Acho que será um desafio pra mim passar 20 dias confinada num barco. Mas acho que vai ser legal'', disse Martine Grael.

A etapa até a Cidade do Cabo faz parte da história da regata de Volta ao Mundo. Será a décima vez que os sul-africanos recebem a competição. E descer o Atlântico exige muita atenção. A começar pela passagem pelas ilhas Canárias e Cabo Verde, as calmarias dos Doldrums e agora uma pequena passagem pelos mares do sul antes de dobrar para o destino final.

Team Brunel vence em Lisboa
A regata Mirpuri Foundation In-Port Race de Lisboa, disputada na sexta-feira (3), foi vencida pelo Team Brunel, barco comandado pelo holandês Bouwe Bekking e que tem com tripulante de destaque o neozelandês Peter Burling, apontado como o velejador do momento. A equipe resistiu a pressão do Mapfre durante todo percurso e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no Rio Tejo com oito segundo de vantagem para o time espanhol.

O pódio teve ainda o Dongfeng Race Team em terceiro. Com a brasileira Martine Grael a bordo, o Team AkzoNobel foi o quarto colocado. O segundo lugar na prova deixou o Mapfre na liderança do campeonato paralelo das In-Port Races com 13 pontos seguido pelo Team Brunel e Dongfeng Race Team que soma 11 pontos.

Itajaí na Volvo Ocean Race
Itajaí representa pela terceira vez Santa Catarina e o Brasil na Volvo Ocean Race, o maior evento de vela do mundo. Só em 2015, 350 mil visitantes participaram do evento em Itajaí.

A Vila da Regata brasileira ficará aberta ao público de 05 a 22 de abril de 2018 e a previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense no dia 08 de abril.

No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 21, os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, será a partida das equipes de Itajaí rumo a New Port (EUA).

Percurso
Esta edição da VOR vai percorrer ao todo cerca de 83 mil km, passar por quatro oceanos, cinco continentes e parar em 11 cidades: Lisboa (Portugal), Cape Town (África do Sul), Melbourne (Austrália), Hong Kong (China) e Auckland (Nova Zelândia). Depois de Itajaí, seguirá para New Port (Estados Unidos), Cardiff (Reino Unido), Gothenburg (Suécia) e encerrará em The Hague (Holanda).

Classificação geral das In-Port
1º Mapfre – 13 pontos
2º Team Brunel – 11 pontos
3º Dongfeng Race Team - 11 pontos
4º Vestas 11th Hour Racing – 8 pontos
5º Team AkzoNobel – 6 pontos
6º Sun Hung Kai/Scallywag – 5 pontos
7º Turn the Tide on Plastic – 2 pontos