No ar desde 15/02/2000 - Obrigado pela sua visita -


Agenda
Amigos Virtuais
Aniversário
Balcão de Empregos
Cartão Postal
Charadas
Classificados
Clientes
Colunistas
Curiosidades
Eleições
Enigmas
Eventos
Fotos
Guia Eletrônico
Ilusão de Ótica
Livraria Papa-Siri
Mágicas
Noticias
Piadas/Lazer
Receitas

Fale conosco
 
 
 
 


 


www.itajaionline.com.br - 31/12/16 -------- clique aqui para ler a coluna anterior

Crônica 333 – Compartilhamento Universal

Através dos tempos a confraternização ao final de cada ano se renova em comemorações em todas as religiões, seitas, filosofias, ateísmo e facções as mais variadas. No islamismo, a cultura do ódio em busca de vingança milenar, que culmina com desastres humanos, leva prazer aos fanáticos assassinos e suicidas. Sempre em busca do prazer, observamos as sociedades organizadas numa orgia coletiva do ter, como se somente dominando pessoas, objetos, propriedades, bens duráveis e de uso pessoal é que o ser humano se completa.

A disputa narcísica é divulgada nos meios de comunicação, compartilhando instantaneamente através da tecnologia abundante: WhatsApp, Instagram, Wi-Fi, Internet, Facebook e uma vasta parafernália de recursos disponíveis pelo mundo, independentemente de níveis sociais, raça, idade, profissões e condição pessoal. A todo instante recebemos novas mensagens que podem afetar a conduta das pessoas, máximas de autoajuda, metáforas de vida, mensagens negativas e positivas que excitam, fazem chorar e também fazem rir. Nos diversos grupos se revelam admiração, espanto, indignação, solidariedade, desentendimentos e muitos tititis, nessa globalização que tanto produz em resultados financeiros para as empresas de tecnologia.

Assim caminha a humanidade numa busca incessante do prazer e que está passando por uma fase de desenvolvimento nunca vista na face da Terra. Com todo esse abundante compartilhamento de coisas úteis e inúteis, não obtivemos ainda uma união universal e não podemos prever como será o homem no futuro pós-cibernético.

Canções de amizade, fraternidade e amor ecoam no universo, misturando todos os idiomas, como se fosse começar uma nova vida na virada do ano. Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer. O ciclo continua alimentando a esperança de que um dia tudo possa mudar para melhor sem guerras, sem roubos, sem assassinatos, sem estupros, sem preconceitos de qualquer espécie, sem abandono de crianças, sem miséria e fome, num equilíbrio social de bem-estar e amor entre as pessoas. Se isso vier a acontecer, então poderemos entender um verdadeiro compartilhamento universal.

Dias 13 e 14 de janeiro de 2017
Aula de Psicanálise Lacaniana

Matrículas abertas para nova turma que terá início em 17 de fevereiro de 2017.

Antonio Lopes
Psicanalista Didata
Professor e Coordenador do Curso de Psicanálise

(47) 9923 4913 (TIM) / 2125 4913 (res.). / 9914 1145

antonio@psicanalisesc.com.br virgilia.sandra@hotmail.com - www.psicanalisesc.com.br
– facebook instituto idego – youtube instituto idego – google instituto idego
facebook.com/Instituto-IdEgo



 




© inaugurado em 15/02/2000. Todos os direitos reservados. - Itajai On Line