No ar desde 15/02/2000 - Obrigado pela sua visita -


Agenda
Amigos Virtuais
Aniversário
Balcão de Empregos
Cartão Postal
Charadas
Classificados
Clientes
Colunistas
Curiosidades
Eleições
Enigmas
Eventos
Fotos
Guia Eletrônico
Ilusão de Ótica
Livraria Papa-Siri
Mágicas
Noticias
Piadas/Lazer
Receitas

Fale conosco
 
 
 
 


 

 


www.itajaionline.com.br - 03/09/17 -------- clique aqui para ler a coluna anterior

Gestão da Qualidade - Programa 5S

Trabalhar em um ambiente organizado e limpo, com certeza, é melhor que trabalhar em um outro desorganizado e sujo. Organize o que é importante, guardando tudo no devido lugar. Você deve estar pensando que esse tempo é perdido e poderia estar produzindo. Mas esse é um raciocínio imediatista, pois sua produção após o 5S será bem maior, consumindo muito menos tempo. O Programa 5S é o primeiro passo para alcançar a qualidade.

A origem do 5S

Para falar da origem do 5S, preciso citar um pouco da história do Japão. Geralmente associamos a palavra qualidade aos japoneses, e isso se dá exatamente pelo fato de o Japão ter sido o grande disseminador da qualidade para o mundo.
A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater o desperdício após a queda das bombas no Japão. Você conseguiria imaginar um país destruído, sem recursos e com sua população em pânico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? Pois bem, daí você pode parar e pensar na força que essa ferramenta tem se for bem utilizada.

Benefícios

De toda atividade, empenho e dedicação, você terá um retorno.
Os colaboradores empenham mais e dedicam-se com mais vigor a atividades cujo resultado final elas conhecem exatamente. Pois bem, é possível descrever o retorno que o desenvolvimento do Programa 5S terá para lhe oferecer em uma lista grande de benefícios aplicados tanto na empresa como em casa. A dupla aplicabilidade se dá pelo fato de que os benefícios do programa coincidem com os objetivos da educação em geral: formar cidadãos saudáveis e responsáveis, capazes de dar continuidade ao seu autodesenvolvimento.
Mas, para que sua vontade de obter os benefícios seja espontânea, é preciso que sua prática seja natural e identificada por uma necessidade de busca de desafios da empregabilidade e do autodesenvolvimento. Portanto nada de burocracia e nem autoritarismo. Em um programa de qualidade como este, o que vale é o espírito de equipe, quando várias pessoas se unem com um objetivo em comum, que, nesse caso, é exatamente alcançar os benefícios do programa. Vejamos:

• Processos otimizados e racionalizados visando à produtividade;
• Ambiente da Qualidade (satisfação);
• Melhoria das habilidades pessoais;
• Promoção do trabalho em equipe;
• Melhoria de relacionamentos interpessoais;
• Higienização física e mental do local de aplicação do programa, tornando-o um lugar melhor (ambiente mais agradável e sadio);
• Liberação de espaço para diversos fins;
• Reciclagem de recursos escassos;
• Redução de custos;
• Eliminação de excessos e desperdícios;
• Melhoria da administração do tempo;
• Maior rapidez para encontrar objetos e informações;
• Diminuição do cansaço físico e mental causado pela procura de objetos e informações;
• Aumento da produtividade e satisfação pessoal e da equipe;
• Melhoria do visual (boa impressão aos clientes e visitantes);
• Melhoria do fluxo de pessoas e materiais;
• Maior qualidade em produtos e serviços;

É impressionante como um programa de fácil metodologia pode nos trazer tantos benefícios.
No Brasil, tudo começou em 1991. O ramo empresarial foi um dos primeiros a adotar a prática do programa com a finalidade de otimizar custos com a redução de desperdícios e aumentar a produtividade. Vamos ver quais são os 5S.

• 1º S - SEIRI Senso de Utilização
• 2º S -SEITON Senso de Organização
• 3º S - SEISOU Senso de Limpeza
• 4º S - SEIKETSU Senso de Higiene
• 5º S SHITSUKE Senso de Disciplina

Imagine sua empresa colocando em prática todos os sensos utilizando, para isso, uma equipe onde cada integrante exerça papel fundamental para crescimento do programa. Estamos falando de engajamento total das pessoas no cumprimento dos objetivos propostos.
Porém, para conseguir essa meta, é preciso muito mais que implantar um programa; é preciso manter sempre a chama acesa. Muitas empresas aqui no Brasil talvez não tenham abordado o programa considerando todos os seus aspectos de influência comportamental, que significa mudança de cultura. Essa inadequação acarretou uma quebra no empenho das pessoas, fazendo com que o programa parasse. Quem soube ver, naquela época, a abrangência do programa 5S e seus benefícios está colhendo, hoje, frutos de qualidade.

Senso de Utilização

Vamos começar com o senso de utilização.
Esse senso nada mais é do que saber definir materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários. Estes poderão ser reaproveitados em outros locais ou até mesmo ser descartados.

Senso de Organização

Ter Senso de Organização nada mais é que saber definir os locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados, com o objetivo de facilitar o uso dos mesmos. É fato que esse senso facilita o manuseio de equipamentos e ferramentas e torna tudo mais fácil de ser localizado.
Na linguagem popular, referimo-nos a esse ato como "cada coisa no seu devido lugar".

Senso de Limpeza

Já estamos trabalhando o terceiro dos cinco sensos: o senso de limpeza. Esse senso é de simples aplicação: basta eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, teto, gaveta, estante, piso, etc.) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões.
Esse senso é muito importante e nos traz um conselho que é interessante analisarmos bem:
O mais importante não é o ato de limpar, mas o ato de "não sujar".
Deve-se manter livre do acúmulo de poeira locais onde há armazenamento de grande quantidade de papéis e livros.

Senso de Higiene

Ter Senso de Higiene significa criar condições favoráveis à nossa saúde física e mental. É garantir que o ambiente não seja agressivo e esteja livre de agentes poluentes.
Zelar pela higiene pessoal e ter posicionamento ético, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações é também uma forma de manter boas condições sanitárias nas áreas comuns.

Senso de Disciplina

Podemos dizer que ter Senso de Disciplina é desenvolver o hábito de conservar as melhorias obtidas, visando sempre a novos desafios. Para que isso ocorra, é preciso cumprir as normas, procedimentos e regulamentos estabelecidos mesmo que estes sejam verbais.
Esse senso é muito importante para o sucesso do programa. A essa altura, é preciso querer que o programa "caminhe", saber valorizar os esforços mútuos e realizações da equipe, por isso é importante a participação de todos para que o reconhecimento das ações seja fator motivacional.

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S

O plano de ação deve ser preenchido pelo representante 5S juntamente com um grupo de apoio.
Este registro, sendo cumprido na íntegra, facilita o controle do programa, envolve pessoas, divide responsabilidades e gera um maior comprometimento de todos.

Cabeçalho

Nome da empresa.
Nome do proprietário da empresa.
Nome do Representante 5S.
Data de preenchimento.

O que fazer
• Neste quadro são registradas as ações que são necessárias à implantação e manutenção do Programa 5S.

Como
• De que maneira serão feitas cada uma das ações propostas.

Quando
• Data para finalizar a execução das tarefas programadas.

Quem
• Nome dos responsáveis pela execução das atividades definidas.

Onde
• Local onde serão realizadas as atividades


Carlos Alberto Souza Bordin

Gestor de Logística
Técnico de Segurança do Trabalho

E-mail: carlos-bordin@hotmail.com
Telefone: 47 99132.3446




 




© inaugurado em 15/02/2000. Todos os direitos reservados. - Itajai On Line