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www.itajaionline.com.br - 20/08/17 -------- clique aqui para ler a coluna anterior

Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade tem por objetivo verificar os processos das empresas e como esses processos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços da organização.
Penso que as empresas (não importa o seguimento) devem dispor desse sistema que possuem princípios e diretrizes da qualidade, e devem ser aplicados em cada processo que envolve a organização. Pois dessa forma, a organização pode fazer a tomada de decisões de forma segura, haja vista, que, através das ferramentas utilizadas, o gestor poderá verificar os indicadores de desempenho da organização.
Hoje, poucas empresas de médio e pequeno porte fazem uso de Sistema de Qualidade, para implantar novos processos, gerenciar e checar sua qualidade. Uma das razões da utilização desse sistema, é que consequentemente, a busca de um maior número de clientes satisfeitos com a organização. Penso que, além disso, há uma melhora na imagem, no desempenho e na cultura organizacional. Assim, aumenta a produção e reduz os custos, sendo um critério que garante maiores oportunidades e competitividades.
Para que seja implantado o sistema de gestão da qualidade são necessárias algumas ferramentas para analisar fatos e auxiliar na tomada de decisão.
Esses instrumentos são conhecidos como Ferramentas da Qualidade. O objetivo de utilizá-las é chegar a um grau de eficiência em uma determinada atividade ou processo.
Mas, devem-se ter profissionais capacitados para que as ferramentas sejam aplicadas de maneira correta, pois senão corre-se o risco de ter resultados incorretos.

Ferramentas da Qualidade
Quando falamos de Gestão de Qualidade, não se pode esquecer de um dos precursores desse ramo: Walter Andrew Sherwart. Idealizador da técnica conhecida como PDCA (Plan, Do, Check, Act), que significa, Planejar, Fazer, Verificar, Agir. Esse é um processo fundamental para a melhora da qualidade.
Primeiramente, usa-se o “planejar”, que estabelece metas, objetivos e modelos de desempenho, rotinas, etc. Em segundo lugar, vem o “fazer” que consiste em medir o desempenho real. Após é o “verificar”, onde o Gestor ou Responsável fará um balanço entre os objetivos e o desempenho e determinará a diferença deles. Por último, vem o “agir”, executar tudo e aperfeiçoar sem aumentar os custos.
Essas técnicas são necessárias para reduzir custos e fidelizar os clientes, uma vez que na gestão de qualidade o foco não é apenas o produto ou serviço, mas a qualidade destes.

Ao meu ponto de vista todas as empresas não só deveriam, mas devem criar um sistema de Gestão de Qualidade com foco no cliente e assim proporcionar produtos e serviços de qualidade.


Carlos Alberto Souza Bordin

Gestor de Logística
Técnico de Segurança do Trabalho

E-mail: carlos-bordin@hotmail.com
Telefone: 47 99132.3446




 




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