No ar desde 15/02/2000 - Obrigado pela sua visita -


Agenda
Amigos Virtuais
Aniversário
Balcão de Empregos
Cartão Postal
Charadas
Classificados
Clientes
Colunistas
Curiosidades
Eleições
Enigmas
Eventos
Fotos
Guia Eletrônico
Ilusão de Ótica
Livraria Papa-Siri
Mágicas
Noticias
Piadas/Lazer
Receitas

Fale conosco
 
 
 
 


Sandro Botticelli (1444-1510)

· O pintor italiano Alessandro di Mariano do Vanni Filipepi era o nome verdadeiro de Sandro Botticelli. Ele ganhou esse apelido porque era gordinho. Botticella em italiano quer dizer "pequeno barril".

Salvador Dalí (1904- 1989)

· Aos 6 anos de idade, Salvador Dalí anunciou para a família que queria ser cozinheira (no feminino mesmo).
· Dois anos antes de ingressar na escola de arte em Madri, nos anos 20, escreveu em seu diário: "Eu vou ser um gênio... Talvez venha a ser desprezado e mal compreendido, mas vou ser um gênio, um grande gênio".
· No Teatro Municipal de Figueras, sua cidade, Dalí expôs pela primeira vez e colectivamente em 1918. Sua primeira exposição individual foi na Galeria Dalmau de 14 a 27 de Novembro de 1925.
· Em 20 de outubro de 1926, Dalí foi expulso da Academia de S. Fernando, em Madri, por ter se recusado a fazer um exame. Ele declarou não haver um único professor suficientemente competente para avaliá-lo.
· O artista pareceu com roupa de mergulho numa exposição surrealista de 1936.
· Gala, esposa de Dalí, foi sua modelo quando ele pintou o rosto de Cristo no quadro A última ceia.

Leonardo da Vinci (1452-1519)

Leonardo da Vinci jamais freqüentou uma universidade. Por isso, era desprezado nas rodas intelectuais de Florença, na época do Renascimento. Mesmo assim, ficou famoso com seus quadros Mona Lisa e A Última Ceia. Em cerca de 6 mil páginas manuscritas que deixou inéditas até a sua morte, há a mais fantástica coleção de invenções e soluções de engenharia já imaginadas por um único homem: esboços de helicópteros, submarinos, pára-quedas, veículos e embarcações automotores, máquinas voadoras; projetos minuciosos de tornos, máquinas perfuratrizes, turbinas, teares, máquinas hidráulicas para limpeza e dragagem de canais, canhões, metralhadoras, espingardas, bombas, carros de combate, pontes móveis.

Uma delas - só descoberta muito recentemente - é uma bicicleta muitíssimo superior, em termos de solução de engenharia, às primeiras bicicletas que seriam fabricadas por volta de 1817. O sistema proposto por Leonardo tinha o pedal ligado a uma roda dentada, que transmite força à roda traseira por meio de correia. A idéia seria adotada no começo deste século. Sua bicicleta jamais foi construída. O mesmo aconteceu com todos os seus outros inventos, avançados demais para as possibilidades técnicas da época.

· Leonardo da Vinci era canhoto.
· Ele tinha o costume de fazer suas anotações da esquerda para a direita.
· Criou a técnica de pintura chamada sfumato, que mistura tons e cores de uma forma que o observador não perceba essa fusão. O nome da técnica vem justamente da semelhança do resultado com fumaça.

Claude Monet (1840-1926)

· O pintor francês Claude Monet prestou serviço militar na África.
· Ele gostava tanto de pintar água e seus reflexos que chegou a montar um estúdio flutuante. Guardava seu material de pintura e desenho num barco e depois saia num rio para pintar.


 

Você tem alguma curiosidade ? Envie para nós !



 




© inaugurado em 15/02/2000. Todos os direitos reservados. - Itajai On Line