No ar desde 15/02/2000 - Obrigado pela sua visita -


Agenda
Amigos Virtuais
Aniversário
Balcão de Empregos
Cartão Postal
Charadas
Classificados
Clientes
Colunistas
Curiosidades
Eleições
Enigmas
Eventos
Fotos
Guia Eletrônico
Ilusão de Ótica
Livraria Papa-Siri
Mágicas
Noticias
Piadas/Lazer
Receitas

Fale conosco
 
 
 
 


Pablo Picasso (1881-1973)

· O quadro mais importante de Pablo Picasso foi Guernica. Em abril de 1937, o general Francisco Franco comandava o exército rebelado contra o governo republicano espanhol. Para demonstrar o poderio militar que tinha à sua disposição. Franco pediu ao aliado Adolf Hitler que enviasse uma esquadrilha de bombardeiros para destruir uma cidade da Espanha. A escolhida foi Guernica, arrasada completamente. Picasso ficou indignado com essa brutal destruição, e pintou o quadro de 7,76 x 3,39 metros para o pavilhão espanhol na Feira Mundial de Paris. Guernica ficou no Museu de Arte Moderna de Nova Iork até 1981. A pedido do próprio Picasso, o quadro só foi devolvido à Espanha quando ela voltou a ser um país democrático.

Auguste Renoir (1841-1919)

· Aos 13 anos, Auguste Renoir pintava porcelana.
· Ele sofria de artrite, mas mesmo assim não deixou a arte de lado. Chegou a amarrar pincéis na mão e produziu cerca de 6 mil obras.
· No quadro Rosa e Azul (1881), que pertence ao acervo do Masp, o artista retratou as filhas do banqueiro Louis Raphael Cahen d'Anvers. Só recebeu o pagamento pela encomenda um anos depois. Como a família não gostou do quadro, deixou-o na área da casa reservada aos empregados. Muito tempo depois, a obra foi encontrada abandonada numa casa parisiense.

Vincent Van Gogh (1853-1890)

· Quando vivia em Arles, no sul da França, o pintor sentia-se solitário. Convidou o amigo e pintor Paul Gauguin para morar com ele, mas os dois tinham personalidades difíceis e estavam sempre brigando.
· Às vésperas do Natal de 1888, Vincent van Gogh cortou a orelha direita. Uma das versões atribui o ato a uma vingança contra a amante Virginie, uma prostituta de Arles, no sul da França, para quem teria enviado a orelha ensangüentada dentro de um envelope, depois de saber que ela se apaixonara pelo seu amigo Paul Gauguin. Outra versão diz que Van Gogh cortou a orelha como autopunição por ter ameaçado Gauguin com uma faca. A crise rendeu ao pintor holandês dois auto-retratos com a orelha cortada e uma internação no hospício.
· O personagem do quadro Retrato do pai Tanguy era o dono da loja onde ele comprava tintas.
· No final de sua vida, o artista teve uma produção intensa: chegou a pintar quase um quadro por dia.
· Enquanto viveu, Van Gogh não vendeu um único quadro. Em 1990, um colecionador japonês adquiriu o quadro Retrato do Dr. Gauchet - completado apenas duas semanas depois do suicídio do pintor - num leilão por 82,5 milhões de dólares.

Henri de Toulouse-Lautree (1864-1901)

· Na adolescência, Toulouse-Lautree levou 2 tombos em que quebrou os ossos das 2 coxas. Isso fez sua altura estacionar em 1,55 metro.
· Aos 27 anos, pintou o primeiro cartaz para o cabaré Le Moulin Rouge e começou a ficar famoso.
· Ele adorava a dançarina Jane Avril e a pintou em vários quadros.

 

Você tem alguma curiosidade ? Envie para nós !



 




© inaugurado em 15/02/2000. Todos os direitos reservados. - Itajai On Line