No ar desde 15/02/2000 - Obrigado pela sua visita -


Agenda
Amigos Virtuais
Aniversário
Balcão de Empregos
Cartão Postal
Charadas
Classificados
Clientes
Colunistas
Curiosidades
Eleições
Enigmas
Eventos
Fotos
Guia Eletrônico
Ilusão de Ótica
Livraria Papa-Siri
Mágicas
Noticias
Piadas/Lazer
Receitas

Fale conosco
 
 
 
 


Afta

A afta é uma ferida que se manifesta nas mucosas da boca, especialmente na língua, nos lábios e bochechas, raramente nas gengivas ou no palato (céu da boca). As feridas podem aparecer isoladas ou em grupos (estomatite aftosa) e surgir em intervalos variáveis de tempo.

Em geral ela está ligada a distúrbios gastrointestinais, como diarréia e má digestão, mas podem surgir em decorrência de febre, durante o período menstrual, devido a traumatismos na mucosa da boca e em situações de stress.

Algumas pessoas têm maior predisposição ao problema e por isso supõe-se que a afta possa também ser de origem hereditária.

As aftas desaparecem em 7 a 10 dias, tempo de cicatrização completa da mucosa da boca.

Calvície

· É normal um jovem, até 20 anos de idade, perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Entre 20 e 35 anos, 50 fios se soltam diariamente sem lesar a cabeleira. Para adultos até 50 anos, perder 25 fios por dia não faz diferença.
· Uma das principais causas da calvície é a hereditariedade. Se você é filho, sobrinho ou neto de um dos 35 milhões de carecas brasileiros, pode coçar a cabeça, pois a calvície é determinada por um par de genes, um do pai, outro da mãe. No homem, basta apenas um dos genes indicar a calvície para nascer um carequinha. Na mulher é preciso que os dois genes sejam da calvície para que o problema se manifeste.
· O senador Esperidião Amin tem uma alopecia total, resultado de uma doença infecciosa que teve aos 13 anos.
· Há décadas se descobriu que o principal componente da "fábrica" de cabelos é o folículo piloso, conhecido como raiz. A partir do quinto mês de vida, estão todos prontos para produzir 12 quilômetros de cabelos por ano.

Verdades sobre a queda de cabelos

A alimentação influi: quando saudável e equilibrada, é benéfica para todas as células do organismo, inclusive para as produtoras de cabelo. Pessoas subnutridas têm tendência a cabelos fracos e maior propensão à calvície.

Doenças em outras partes do organismo, como sífilis, distúrbios hormonais e na glândula tireóide, também podem provocar quedas de cabelos.

Vísceras

· Ligam os músculos aos ossos.

· São os órgãos que ficam nas cavidades do tórax e do abdômen, como pulmões, fígado, baço, rins, rins, estômago e intestinos grosso e delgado, e que pertencem aos sistemas respiratório, digestivo e urinário.
· Distribuem o alimento pelo organismo e removem a sujeira.

..........................................................................

Você tem alguma curiosidade? envie para nós



 




© inaugurado em 15/02/2000. Todos os direitos reservados. - Itajai On Line