No ar desde 15/02/2000 - Obrigado pela sua visita -


Agenda
Amigos Virtuais
Aniversário
Balcão de Empregos
Cartão Postal
Charadas
Classificados
Clientes
Colunistas
Curiosidades
Eleições
Enigmas
Eventos
Fotos
Guia Eletrônico
Ilusão de Ótica
Livraria Papa-Siri
Mágicas
Noticias
Piadas/Lazer
Receitas

Fale conosco
 
 
 
 


Gripe

A gripe, doença febril que provoca infecção principalmente nas vias respiratórias, é causada pelo potente vírus Influenza, nome popular do Ortomixo vírus. A palavra influenza surgiu na Itália, de uma crença que dizia que a doença era influenciada pelas estrelas ou pelo frio. A palavra gripe é francesa e significa capricho, gosto passageiro.

Caracteriza-se principalmente pelas dores de cabeça, febre, arrepios, dores nos músculos, tosse e dor de garganta. E é epidêmica, ou seja, atinge várias pessoas ao mesmo tempo, e pode durar cerca de cinco dias.

Sua transmissão ocorre em especial pelas vias respiratórias. O vírus invade a mucosa do nariz e da garganta. Entre o nariz e os brônquios existem os cílios, que trabalham na defesa do organismo. Minúsculos, eles se movem num líquido salgado, a coriza, coberto por outra camada, o muco. O muco é carregado pelos cílios em direção à garganta e ao nariz, levando com ele os vírus e as bactérias prejudiciais ao organismo. Quando a temperatura abaixa, os cílios movimentam-se menos e a isso facilita a entrada de microorganismos, que entram no corpo e atacam as células das vias respiratórias.

Para se defender dos invasores, o nariz aumenta a produção de coriza (líquido que escorre do nariz) e de muco. Como o muco é mais pesado, afunda na coriza (camada inferior), grudando os cílios e dificultando seus movimentos. Quando o vírus atinge a célula, reproduz-se até se libertar e contaminar o organismo.

O nariz fica vermelho porque, além de ter excesso de muco, os vasos sanguíneos da região ficam dilatados para facilitar a entrada de glóbulos brancos no sangue, que irão agir na defesa do organismo.

A maior complicação da gripe é a pneumonia, geralmente causada por bactérias, e costuma atingir mais crianças e idosos. O muco das vias respiratórias é um ótimo ambiente para a reprodução de vírus e bactérias. Para combater o vírus da gripe, o sistema imunológico concentra suas energias sobre ele e o corpo fica livre para a aparição de doenças oportunistas, que chegam por meio de vírus e bactérias. A pneumonia é uma delas.




 




© inaugurado em 15/02/2000. Todos os direitos reservados. - Itajai On Line