arraste para o lado para ver mais fotos
Agentes comunitários de saúde vão usar tablets nas visitas domiciliares

Equipes da Unidade de Saúde do Imaruí foram as primeiras a receber o equipamento

A tecnologia vai facilitar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Itajaí. Nesta segunda-feira (22), as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde do Imaruí receberam tablets para registrar as visitas domiciliares. Com o equipamento, os servidores deixam de usar tradicionais pranchetas e passam a preencher os dados dos pacientes direto no sistema, com mais agilidade e confiabilidade.


“A tecnologia em saúde está muito evidente e tem sido usada em várias áreas. Temos certeza que esses equipamentos vão proporcionar um avanço e facilitar o trabalho dos profissionais, otimizando o serviço e agilizando os processos”, destacou a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

A Secretaria de Saúde de Itajaí adquiriu em torno de 320 tablets para beneficiar todos os agentes comunitários de saúde da cidade. A previsão é que os equipamentos sejam entregues para uma unidade de saúde por semana. A Unidade do Imaruí foi a primeira a ser contemplada com 13 tablets, um para cada agente.

Nesta terça-feira (23) de manhã, as servidoras receberão um treinamento sobre o sistema e, à tarde, já começam a usar a tecnologia nas visitas domiciliares. A agente comunitária da UBS Imaruí, Arcilene da Silva, conta que essa era uma reivindicação da categoria e que irá facilitar o trabalho diário.

“A gente sai com as pranchetas e anota as informações nas folhas de papel. Depois tem que registrar tudo no computador. Os tablets vão facilitar muito nosso trabalho, a visita domiciliar vai ter mais qualidade, pois vamos registrar os dados na hora, sem o risco de esquecer alguma coisa”, comenta a servidora.

Com o equipamento, os profissionais farão o registro da visita domiciliar em campo, além de poder fazer fotos do paciente, com a sua autorização, ou da residência, por exemplo. O paciente também irá assinar diretamente no tablet confirmando o recebimento do servidor. Os aparelhos possuem ainda GPS e já são equipados com sistema de prontuário eletrônico, que permite a consulta ao histórico do usuário pelo profissional.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto 




Notícias 23/07