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Carlos Bordin - Coluna: Você conhece o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)?

Você conhece o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) ?

Este premio é concedido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ele constitui como maior premio de reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil. Este processo, visa estimular o desenvolvimento do país, promovendo a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

O processo de premiação do PNQ visa:
• Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil;
• Fornecer, para as organizações, um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento;
• Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para as organizações Classe Mundial;
• Divulgar as práticas de gestão bem sucedidas, com visas ao benchmarking.

De forma geral, candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ. Ao final do processo, obtém-se um amplo relatório de avaliação de gestão.

Os benefícios que a organização tem ao candidatar-se ao PNQ são:
• Aplicação de fundamentos e critérios de excelência reconhecidos e utilizados mundialmente;
• Visão sistêmica da empresa;
• Foco nos resultados;
• Maior cooperação interna;
• Compartilhamento de informações e aprendizado;
• Identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhorias;
• Comprometimento das pessoas;
• Medição de desempenho perante os referenciais;
• Capacitação para se autoavaliar;
• Reconhecimento do mercado e da sociedade.

Critérios de excelência da FNQ:

Os critérios constituem um modelo sistêmico de gestão adotado por inúmeras organizações de Classe Mundial. São constituídos sobre uma base de fundamentos essenciais à obtenção da excelência do desempenho.

Os critérios de excelência compõem o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), constituído por 8 critérios (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos, e resultados), que se subdividem em 23 itens de requisitos (sendo 18 de processos gerenciais e 5 de resultados alcançados).

Premiação:

O PNQ é um reconhecimento, sob a forma de um troféu. Há 3 formas de reconhecimento:
• Premiada – organização que se candidatou ao PNQ e, consequentemente, submeteu-se a um processo de avaliação, atendendo à maioria dos fundamentos avaliados pelos critérios de excelência, demonstrando bons resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em muitas práticas e resultados;
• Finalista – organização que se candidatou ao PNQ e, consequentemente, submeteu-se a um processo de avaliação, atendendo à maioria dos fundamentos avaliados pelos critérios de excelência, demonstrando bons resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em muitas práticas e resultados;
• Destaque por Critério – organização que se candidatou ao PNQ e, consequentemente, submeteu-se a um processo de avaliação,apresentando destaque no atendimento a um determinado critério, evidenciado por meio da pontuação e do atendimento daqueles itens.

Fonte: http://ibmec.org.br/geral/premio-nacional-da-qualidade-pnq/



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Diversos 31/01