arraste para o lado para ver mais fotos
Dicas para economizar o consumo de gasolina

O preço do combustível no Brasil tem chamado há atenção há meses. Os reajustes são frequentes, levando muita gente a deixar o carro em casa e optar pelo transporte público ou por alternativas mais econômicas, como a bicicleta. Porém, para quem não pode ou não consegue fazer isso, existem algumas dicas que podem ajudar o consumo a diminuir, nem que seja só um pouco. Confira:

1. Mantenha os pneus calibrados (Foto 2)

Quanto mais murcho o pneu, mais força o motor terá que fazer para manter o carro em movimento. Esse motivo é um dos principais que elevam o consumo de combustível e que pode ser evitando mantendo uma rotina de calibragem a cada duas semanas seguindo as recomendações de fábrica – normalmente elas se encontram na tampa do abastecimento.

2. Deixe os filtros de ar limpos (Foto 3)

Os filtros garantem a fluidez necessária para manter o motor funcionando. Caso estejam muito sujam, acabarão forçando o motor a usar mais combustível. Felizmente, essa manutenção pode ser bem mais esporádica – a cada 15 mil km, em média – e não custa muito caro.

3. Evite pequenos trajetos (Foto 4)

Para ligar o carro e aquecer o motor, muito combustível é usado. Assim, trajetos curtos ou com muitas paradas podem acabar aumentando a conta. Por isso, antes de sair de casa, procure planejar suas atividades para ligar e desligar o motor o menor número de vezes.

4. Use a marcha adequada (Foto 5)

Se você está conseguindo manter uma boa velocidade, não vá deixar a marcha muito baixa. Quanto maior a marcha, maior a economia – desde que, é claro, a velocidade e o rendimento do motor estejam de acordo.

5. Evite carregar peso desnecessário (Foto 6)

Estima-se que a cada 45 kg a mais de carga, o consumo de gasolina aumenta em 2%. Por isso, não fique carregando objetos supérfluos de um lado para outro. O ideal é carregar consigo apenas o que será necessário para aquela viagem.

6. Tire o pé do freio (Foto 7)

Por insegurança, muitas pessoas andam com o pé em cima do pedal do freio. Em alguns carros, qualquer encostada ali pode diminuir a rotação do motor, que consumirá mais gasolina para voltar à velocidade normal. Só utilize o freio na hora que realmente for necessário parar ou ficar mais lento.

7. Não fique rodando com óleo vencido (Foto 8)

Você sabia pode economizar até 10% de combustível se manter o óleo do motor sempre em dia? Prefira, também, acatar as recomendações do fabricante quanto ao tipo de óleo ideal para o seu carro.


Mais curiosidades


Fonte




Diversos Há 1 ano