Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 421 - Compreendendo a Adolescência
A saudade bate no peito quando lembramos da adolescência. É uma fase crítica que agita comportamentos humanos com as transformações orgânicas e psíquicas, a partir dos 13 anos de idade. Rótulos de rebelde, problemático, desobediente, aborrecente e impossível, entre outros. Os pais ficam sem entender como que a criança se transformou em u(...)


Colunistas 1 mês ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 420 - A qualidade de vida
Ruminar as imperfeições pessoais, reclamar a todo instante sobre tudo, colocar a culpa nos outros, enganar a si mesmo com fantasias e justificativas para o fracasso, só faz amargar a memória, tornando-se chato e insuportável. Dessa forma, as pessoas se afastam e não convidam a participar das atividades sociais e de lazer. Ninguém aguenta! Is(...)


Colunistas 1 mês ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 419 - “Vamos dar um tempo”
Será que “dar um tempo” é o melhor caminho para se pensar no relacionamento? Às vezes precisamos ficar sozinhos para meditar, em busca de entendimento da razão da vida a dois. Porém, quando surge o questionamento, pode ser porque a vontade de se separar – ou de explorar novas oportunidades e pessoas – é mais forte. Quando uma pessoa p(...)


Colunistas Há 2 meses ler

Psicanalista Antonio Lopes - Nova Crônica!
Antonio Lopes Psicanalista Didata Professor e Coordenador do Curso de Psicanálise Semanalmente envia uma de suas crônicas para serem postadas no Itajaionline.  Anúncios MATRÍCULAS ABERTAS PARA A TURMA 6 - INÍCIO EM 8 DE MARÇO DE 2019 VAGAS LIMITADAS A 30 ALUNOS – GARANTA SUA PARTICIPAÇÃO! 19 e 20 de outubro encontro com o grupo 05 T(...)


Colunistas Há 2 meses ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 418 - SMART
Um grande número de pessoas leva a vida sem estabelecer um objetivo e cantam “deixa a vida me levar, vida leva eu, sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu”. A falta de um sonho específico coloca o ser humano ao sabor das ondas da vida, em um vai e vem infinito, resultando num quadro que parece impossível atingir, não permitindo a ale(...)


Colunistas Há 2 meses ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 417 - Neuroses
“Hoje estou numa neura!” Assim ouvimos lamentos e manifestações de pessoas quando estão nervosas e desorientadas sobre o que fazer, com dificuldades nos relacionamentos pessoais e profissionais. Esta fala incompreendida é porque não se está conseguindo atender aos seus desejos mais primários, os quais vão se acumulando e transformando-s(...)


Colunistas 2 meses ler