Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 416 – Esgotamento
O estresse acumulado por excesso de compromissos, em pessoas que se exigem muito, leva à sensação de que toda a energia se esvaiu, o corpo e a mente chegam a exaustão, resultando na perda do raciocínio lógico, deixando tudo confuso, com pensamentos de que não tem competência para realizar suas tarefas, complicando com a desestabilização e(...)


Colunistas 2 meses ler

Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 415 - Permita-se
Os estereótipos que são ‘empurrados goela abaixo’, na formação do ser humano, são manifestações de desejos não realizados dos genitores e da sociedade, que adquirem padrões de vida, como a forma mais adequada de ser, e assim encontramos pessoas sofridas, com personalidades castradas, as quais se apresentam introvertidas, tristes, subju(...)


Colunistas Há 3 meses ler

Antonio Lopes - Crônica 414 - Personalidade
Comum ouvir dizer que alguém tem uma personalidade muito forte no sentido do estabelecimento de relações sociais. Assim, ouvimos: “Ele não é fácil” ou “Que cara mais difícil”, colocando um rótulo que talvez faça parte de quem está dizendo. Falar de personalidade é falar de um conjunto de características que determinam os padrõe(...)


Colunistas Há 3 meses ler

Antonio Lopes - Crônica 413 - Certo ou Errado?
Parece haver uma muralha de dúvidas entre religião e valores éticos, que nos coloca em rota confusa sobre o que é certo e errado. Os princípios e valores éticos incutidos no ser humano variam em função das oportunidades de vida de cada um e do meio em que estão inseridos. A busca do conhecimento da verdade se distorce, pois os valores pess(...)


Colunistas 3 meses ler

Antonio Lopes - Crônica 412 - Ajudar os outros
Desejos de ajudar os outros são manifestados por diversas pessoas que se esforçam para colocar em prática ações beneméritas de doação pessoal. Assim se pensa em ajudar alguém a sofrer menos e isso nos faz sofrer, pois não sabemos qual a melhor forma e procuramos dar alguma coisa. Na realidade estamos buscando alimentar nosso ego para disf(...)


Colunistas 3 meses ler

Antonio Lopes - Crônica 411 - Síndrome de cinderela
Levadas a acreditar que é necessário alguém mais forte para protegê-las, mulheres se deparam com uma realidade diferente dos sonhos de mocinha, quando precisam assumir suas responsabilidades num mundo cada vez mais competitivo, com valores alterados sobre a constituição de uma família, precisando estar sempre arrumada e se preparando para o (...)


Colunistas 3 meses ler