arraste para o lado para ver mais fotos
Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação contra o sarampo

Santa Catarina está com surto ativo da doença e mais de 200 casos confirmados

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância da vacinação contra o sarampo para toda população. Nesta semana, Santa Catarina chegou a 218 casos da doença e está com surto ativo. A vacina é a única forma de prevenção eficaz e deve ser feita em pessoas de seis meses a 49 anos.


Os dados do aumento de casos confirmados de sarampo no Estado foram divulgados no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) e são referentes ao período de 1º de janeiro a 8 de dezembro. Os jovens de 20 a 29 anos são os mais afetados pela doença, com 98 casos (45 %), seguidos da faixa etária de 15 a 19 anos com 60 casos (28 %).

Além dos casos já confirmados, outras 112 notificações estão em investigação em SC. As cidades com maior número de pessoas contaminadas são Joinville (85 casos), Florianópolis (29) e Concórdia (18). Itajaí não teve registro de casos confirmados até o momento.

Vacinação

A vacina contra o sarampo está disponível em todas as unidades básicas de saúde gratuitamente. Para receber a dose basta apresentar a caderneta de vacina ou documento com foto.


“Pedimos que quem não está com a vacina em dia compareça a uma unidade de saúde. O sarampo é uma doença grave e que pode levar à morte. A vacina é a única forma de prevenção”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Parodi.

Bebês de seis meses precisam tomar a chamada dose zero da vacina. Ao completar um ano, eles recebem uma dose da vacina Triviral (sarampo, caxumba e rubéola) e com 1 ano e 3 meses é aplicada a vacina Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Já os adultos até 29 anos devem ter comprovado na caderneta duas doses da vacina contra o sarampo. Pessoas entre 30 e 49 anos precisam tem uma dose comprovada. Os profissionais de saúde também devem ser imunizados com duas doses, independentemente da idade.

Idosos com mais de 60 anos podem fazer a vacina com recomendação médica ou em casos de bloqueio vacinal. Quem for viajar para locais com surto da doença também precisa se imunizar.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 17/12