arraste para o lado para ver mais fotos
Luta contra pandemia e pela saúde dos itajaienses completa um ano

Município de Itajaí articulou ações integradas com suas secretarias, autarquias, fundações para conter avanço do vírus

Ruas vazias, praças sem crianças, praias desertas. Medo e silêncio. Este era o cenário de Itajaí em 18 de março de 2020, o dia seguinte ao anúncio de lockdown decretado pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Antes mesmo do primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19), em 20 de março, o Município de Itajaí havia iniciado sua luta para salvar vidas e combater a doença.


> Leia mais notícias sobre Coronavírus em Itajaí

No primeiro dia de quarentena, as forças de segurança municipais iniciaram as fiscalizações para garantir o cumprimento do decreto. O transporte coletivo e os atendimentos ao público na prefeitura foram suspensos. No dia 19 de março, uma força-tarefa realocou profissionais da saúde e um decreto suspendeu férias e licenças para garantir o atendimento; carros de som circulavam pela cidade para orientar a população e o Alô Saúde era criado para esclarecer dúvidas e sobre os procedimentos de isolamento e diagnóstico da doença.


Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Itajaí, na manhã de 20 de março, barreiras sanitárias foram implantadas na cidade. Ainda na primeira semana o Município montou um Centro de Triagem para receber casos suspeitos no Centro Integrado de Saúde (CIS), contratou mais médicos e profissionais de saúde e iniciou a desinfecção de áreas públicas. Estas foram as primeiras de uma série de ações adotadas por Itajaí na luta contra pandemia e em favor da saúde dos itajaienses.

Mais de R$ 80 milhões da Saúde de Itajaí para Covid-19

Só em 2020, foram aportados R$ 78 milhões exclusivos para as ações de prevenção, tratamento e reabilitação das vítimas da Covid-19. Um percentual acima de 17% de todo o orçamento da Secretaria Municipal de Saúde de 2020 foi destinado com exclusividade ao controle da pandemia.


Entre as ações estão: treinamento de servidores; distribuição de máscaras para a população; desinfecção de unidades de saúde, prédios públicos e ruas; barreiras e fiscalização das medidas sanitárias em estabelecimentos comerciais; oferta de medicamento homeopático à base de cânfora; tratamento profilático com ivermectina; criação da Central de Monitoramento de pacientes e da Central de Luto; abertura do Centro de Reabilitação Pós-Covid para tratar as sequelas da doença e de ambulatório exclusivo para profissionais da Educaçãocom suspeita de Covid-19.

Entre os destaques está ainda a contratação emergencial de mais de 600 novos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros exclusivos para atuar na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. O Município também investiu na compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos para atendimento de pacientes com coronavírus em suas unidades de saúde, como máscaras, respiradores, estrutura física, medicamentos, entre outros. Outra medida importante e de grande eficácia no combate à pandemia foi ampliação da testagem para coronavírus.

Além dos recursos utilizados na rede municipal, Itajaí amparou e repassou verbas e equipamentos para os hospitais da cidade. Os investimentos vão desde a implantação da Unidade de Atendimento Infantil, para crianças com outras patologias, junto ao Hospital Pequeno Anjo até a ampliação de leitos de UTI COVID em 600% no Hospital Marieta Konder Bornhausen e em 500% no Pequeno Anjo. Hoje, Itajaí conta com 70 leitos adultos de UTI no Hospital Marieta Konder Bornhausen e seis infantis no Hospital Pequeno Anjo.

A luta contra o coronavírus não para

Desde segunda-feira (15), a Unidade de Pronto Atendimento do CIS conta com mais 20 leitos de observação de longa permanência e três de semi-UTI. Com isso, a unidade está com 50 leitos de observação adultos, quatro leitos de observação pediátricos, oito leitos de estabilização adultos (semi-UTI) e um leito de estabilização pediátrico.


Além da UPA, outras seis unidades de saúde em Itajaí estão com horário entendido para atendimento especializado para a Covid-19. Fazenda, Imaruí, Rio Bonito, Itaipava, Jardim Esperança e Santa Regina são as comunidades contempladas. Confira os horários de atendimento nas unidades clicando aqui.

Está em construção o Centro Municipal de Apoio à Covid-19, anexo do Centreventos, para atender apenas moradores de Itajaí. Ao todo, serão implantados 37 leitos de observação de longa permanência (enfermaria) e 10 leitos de estabilização (semi-UTI). O Complexo Madre Teresa, no Hospital Marieta, segue em obras e deverá ativar, em até 90 dias, cerca de 40 leitos de UTI e 40 de enfermaria.


“Completamos um ano de trabalho diário e ininterrupto para conter o vírus, atender as vítimas da doença e oferecer serviço médico especializados aos cidadãos de Itajaí. Todas as nossas ações e decisões tiveram um único objetivo: a superação desta pandemia”, avalia o prefeito Volnei Morastoni. “E a pandemia não acabou! Estamos com as UTIs dos hospitais lotadas, mesmo com as ampliações de nossos serviços não haverá estrutura suficiente para atendermos a todos sem o respeito aos decretos. Continuamos lutando, buscando alternativas e contando com o auxílio da população. O distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização com álcool em gel continuam como as principais medidas de prevenção”, reforça.

Vacinação

Itajaí mantém a vacinação contra Covid-19 constante. Até a manhã desta quinta-feira (18), mais de sete mil pessoas já receberam a vacina na cidade. Destes, 2.062 estão imunizadas com a segunda dose da vacina. O Município de Itajaí assinou o protocolo de intenção da compra de 400 mil vacinas das fabricantes Pfizer Brasil, Oxford e TMT Globalpharm LTD, além de integrar consórcio público da Frente Nacional de Prefeitos e fazer parte do grupo de prefeituras da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) que desejam adquirir vacinas conjuntamente.


“Queremos garantir a vacina para todos, enquanto não há disponibilidade de compra, estamos vacinando os grupos prioritários conforme determinação do Ministério da Saúde e repasses do governo estadual”, finaliza o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. 

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 18/03