arraste para o lado para ver mais fotos
Itajaí promove campanha de combate à fibromialgia, alzheimer, lúpus e leucemia

Iniciativa, chamada Fevereiro Roxo e Laranja, é coordenada pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) e Saúde do Idoso

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha Fevereiro Roxo e Laranja. O objetivo é conscientizar a população para combate a doenças como a leucemia (representada pela cor laranja), fibromialgia, mal de alzheimer e lúpus (representadas pela cor roxa).


A campanha é coordenada pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), localizado no Centro, atrás da Igreja Matriz, e pela Saúde do Idoso. O Centro oferece recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e voltados à prevenção de diversas doenças, além de tratamentos complementares para algumas doenças crônicas abordadas na campanha.

Fevereiro Roxo e Laranja

A campanha é incentivada pelo Governo Federal e aborda a prevenção às seguintes doenças:


Fibromialgia: Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de origem desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. Provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. Sua prevalência é de aproximadamente 2% na população geral, predominantemente em mulheres.

Alzheimer: A Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, define o Alzheimer como a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

Lúpus: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é definido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia como uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Leucemia: A leucemia é, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Possui alguns sintomas como anemia, fraqueza, cansaço, sangramento sem causa definida, manchas roxas pelo corpo sem traumas, palidez, febre inesperada, sudorese noturna, infecções de repetição sem causa aparente, dores nos ossos e nas articulações e gânglios inchados.

Além disso, a campanha frisa a importância da doação de medula óssea. O Município de Itajaí alerta para que a população cuide de sua saúde e fique atenta aos sinais enviados pelo seu corpo, pois quanto mais cedo é feito o diagnóstico e a intervenção, melhor será sua qualidade de vida. 


Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 21/02