arraste para o lado para ver mais fotos
Inicia nesta quarta-feira (1º) a campanha Itajaí Sem Racismo

Iniciativa terá a presença do rei angolano Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, do Reino do Bailundo

O lançamento da campanha Itajaí Sem Racismo ocorre nesta quarta-feira (01), às 14h, com ato solene no gabinete do prefeito. A iniciativa tem o intuito de divulgar e fortalecer a promoção da igualdade racial em todas as esferas durante o mês da Consciência Negra. Além disso, o evento de abertura terá a presença do rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, do Reino dos Mbailundus, maior etnia de Angola.


O monarca veio a Santa Catarina para se reunir com os primeiros refugiados angolanos naturais de Benguela que chegaram ao Brasil em 1976 e promover a reconexão ancestral por meio de ações durante a visita.

“A visita do Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI a Itajaí, durante o mês da consciência negra, é uma oportunidade única de fortalecer os laços de amizade e cooperação entre nossa cidade e as nações africanas. Sua presença é um lembrete de que somos todos parte de uma família global, unida por laços de história e humanidade”, reforça a secretária de Promoção da Cidadania, Hilda Deola.

Conheça o rei angolano

Nascido em 1983, Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI se tornou, aos 40 anos, o 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, localizado na região central de Angola. O Rei foi coroado aos 37 anos por pertencer à linhagem de Ekuikui, sendo o primeiro neto legítimo de descendência por linha materna do falecido Rei Augusto Katchitiopololo (rei Ekuikui IV).


Além de ser formado em Direito, o monarca fala quatro idiomas: o Umbundu, idioma oficial do Reino do Bailundo, além da língua francesa, portuguesa e inglesa. Tchongolola é um líder respeitado e admirado, sendo considerado um símbolo de resistência e de luta pela liberdade e justiça. Sua presença no Brasil é uma oportunidade de celebrar a cultura e a história africanas, e de promover a reflexão sobre a importância da diversidade e da inclusão.

Confira a programação completa da campanha Itajaí Sem Racismo clicando neste link.

Visitas do Rei em Itajaí

Dia 01/11

11h - Visita à Associação de Capoeira de Itajaí;
14h - Abertura Itajaí Sem Racismo;
15h - Visita ao Colégio Salesiano;
19h - Aula magna na Univali com o Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI (Auditório de Farmácia – inscrição prévia).

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 31/10