arraste para o lado para ver mais fotos
Empresa QLUZ inicia os atendimentos de manutenção da iluminação pública em Itajaí

A Parceria Público Privada visa a modernização do sistema do município

A partir desta quarta-feira (31), a empresa QLUZ assume os atendimentos de manutenção da iluminação pública de Itajaí. Com o início dos trabalhos, a população deve direcionar as solicitações de reparo à empresa através do número 0800 002 1753, que funciona 24 horas, ou por meio do aplicativo QLUZ Itajaí, disponível para Android e iOS. A concessão administrativa do sistema público de iluminação foi assinada em agosto deste ano e é a primeira Parceria Público Privada firmada pelo Município para modernização do serviço.


Com o aplicativo, comunicar um problema na iluminação pública ficará mais prático e ágil. Através dele é possível informar o endereço da solicitação e, em seguida, cadastrar a ocorrência, selecionar o motivo do problema e anexar fotos e observações. Por fim, o chamado pode ser enviado com identificação ou em modo anônimo, sem a opção de acompanhar a ocorrência.

“Durante este período de transição, a equipe da Secretaria de Obras ainda estará atendendo chamados através do (47) 3348-0303. Entendemos a necessidade desse apoio à população até a consolidação do serviço”, ressalta o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Sobre a concessão

Entre as ações que serão implementadas pela nova empresa concessionária, está a substituição de 50% de toda rede de iluminação pública por lâmpadas de LED nos 6 primeiros meses de contrato. No prazo de um ano, também está nas premissas do convênio a substituição de 100% das luminárias convencionais existentes por LED. A concessão administrativa do sistema é de 25 anos.


Outra medida realizada pela companhia será a implantação do sistema de telegestão, que vai permitir à empresa responsável e à Secretaria de Obras ter controle e gerência de toda rede de iluminação pública. Com isso, por exemplo, não será mais necessário a população informar quando há luzes queimadas, pois o sistema funcionará como uma central de monitoramento com acesso imediato às informações.

A empresa também será responsável pela instalação de iluminação nas festividades tradicionais do Município, como o Natal EnCanto, além de monumentos históricos. O contrato será custeado pela taxa que já é paga por todos os contribuintes na conta de luz, a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP).

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 01/11